header-logo.png header-logo.png

O GREP-Lousada é uma ferramenta tecnológica de apoio ao trabalho docente no concelho de Lousada, organizando e disponibilizando, de forma direta e intuitiva, os principais recursos educativos locais.

Os recursos aparecem estruturados por nível e ciclo de ensino. A organização das disciplinas que se observou é a que está plasmada nas matrizes curriculares em vigor no nosso país. Em cada disciplina os recursos surgem organizados por ordem alfabética.

Assim, cada professor pode encontrar, em poucos segundos, os recursos educativos locais que estão disponíveis para os seus alunos. Para além disso, pode contactar diretamente, através do GREP-Lousada, os responsáveis por cada um dos recursos apresentados, conseguindo fazer de imediato o agendamento dos mesmos. A ficha técnica de cada um dos recursos tem ligação direta por e-mail e por telemóvel para o respetivo responsável.

Há, ainda, um conjunto considerável de visitas de estudo que não aparecem distribuídas pelos diferentes níveis/ciclos uma vez que são transversais, isto é, estão disponíveis pata todos os níveis/ciclos, mediante marcação prévia, como é óbvio.

O GREP-Lousada inclui também uma listagem bastante desenvolvida da oferta desportiva concelhia, pois pode ser útil nos mais diversos contextos educativos, desde a promoção de hábitos de vida saudável até à orientação vocacional.

O último capítulo apresenta um breve índice temático da Biblioteca Municipal de Lousada, à qual tem interesse em aceder, para “aulas de campo”, um conjunto considerável de disciplinas, pois há temas, secções e edições na BML que naturalmente não existem nas bibliotecas escolares.

Uma das últimas informações do GREP-Lousada está relacionada com o trabalho de projeto ou metodologia de projeto, uma vez que alguns dos recursos educativos aqui apresentados pressupõem esse tipo de abordagem.

O pessoal docente do concelho de Lousada tem agora, com o GREP-Lousada, uma forma de tomar conhecimento e de utilizar na sua prática profissional inúmeros recursos educativos locais, que podem somar a outros, em favor dos seus alunos e de atividades letivas mais diversificadas, mais interativas, mais atrativas, mais motivadoras e, por isso mesmo, mais eficientes e eficazes. Que é, afinal, o que todos desejamos!

Bom trabalho!

Close menu